quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Problemas ambientais

Problemas ambientais

Nunca havia se falado tanto em problemas ambientais e se preocupado tanto com a preservação do meio ambiente como atualmente. Essa preocupação com o meio ambiente já é refletida nos meios de comunicação, na televisão, nas escolas e em tantos outros lugares. Mas mesmo com tudo isso a natureza ainda sofre com a ação do homem sobre ela.

A preocupação é mundial pois as consequencias do ataque ao meio ambiente são: Secas, inundações, catástrofes naturais, falta de alimento e de combustível dentre outros tantos.
Diversos problemas ambientais são apontados por organizações ambientais como Greenpeace e World Wide Fund (WWF), e até mesmo por órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Mas existem aqueles que são tidos como os mais preocupantes como por exemplo: Aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, consumo e lixo.
Para que esse quadro seja invertido, é preciso que haja uma ação coletiva, intensa e imediata, compreendendo os maiores problemas ambientais da atualidade e como eles afetam nosso cotidiano.

Soluções

Para se reverter o aquecimento global, recomenda-se diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (biodíesel) e etanol, e outras fontes de energia não-poluentes (como solar, eólica, etc), pois assim,  haverá redução da emissão de gases de efeitos estufa.

A primeira ação para se combater o desmatamento e a extinção de espécies é uma vigilância mais acirrada acerca do tráfico de animais silvestres, da derrubada de árvores e das queimadas, tendo um maior policiamento, com punições mais severas.

Ações de educação e conscientização da população, de empresas e mesmo de governos são indispensáveis para se evitar o desperdício e a poluição das águas, além de realizar a despoluição de rios e mananciais já contaminados, tornando-os novamente saudáveis e próprios para o uso.

A alternativa para o consumismo é tentar torná-lo uma prática mais sustentável, ou seja, reciclando e dando preferência a produtos de empresas ecologicamente corretas, ou produtos que sejam menos agressivos ao meio ambiente.

Já para o caso do lixo, a reciclagem é a solução mais comum e viável para se resolver o problema, além de que, essa técnica pode gerar empregos devido a criação de indústrias de reciclagem. 

Alexsander de Melo Santos - 3ºAno Eletrônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão apagados:
Se comentar como anônimo; usar palavras de baixo calão; ofender Admins, Autores ou usuários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.