quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O povo tem sua parcela de culpa!

Em um contexto de Brasil moderno, já e rotina observarmos nossos irmãos cidadãos se chocarem com algum acontecimento, que causa grande impacto social, seja ele uma derrota vergonhosa da seleção, ou ate mesmo um crime hediondo. Mas quando se trata de algum acontecimento político, para a grande parcela da sociedade entra por um ouvido e sai pelo outro.
Isto é, seria muito mais fácil começar a debater por que do Neymar ter sido substituído, ou porque os bandidos não foram mortos pelos policiais ao invés de presos, do que dialogar sobre o que esta errada no Brasil, e quais seriam as formas de fazer uma mudança na política atual para que, a mesma realmente contemple a população, por que, para o brasileiro “política não se discute”.
Então nesse contexto não seria hipocrisia pensar que para o brasileiro “esta bom do jeito que esta”. E em contraste com essa reflexão, esta o povo reclamando diariamente do ônibus que este lotado, dos hospitais lotados, da falta de segurança, e por ai vai. Mas, para tudo isso há uma simples justificativa que e por a culpa nos políticos, não que estejam errados, mas, será que só reclamar eternamente vai resolver algo?
A verdade e que o povo brasileiro e como um viciado em droga, qualquer tanto pra ele serve para se satisfazer. E realmente parece mesmo uma droga o pensamento do povo a respeito de política que nunca muda. Falta pelo menos um lampejo de senso critico por parte do povo, se parassem para refletir que, se são eles que colocam os políticos no poder, tem direito de cobrar. Será que já não esta na hora do povo começar a fazer política?
Bem, não sei responder na íntegra essa questão, mas uma coisa posso dizer, ficar ano após ano, eleição após eleição trocando seis por meia dúzia não vai adiantar nada, e muito menos ficar reclamando pateticamente por mais ética e respeito na política.
Diria que estamos vivenciando uma espécie de crise da dinâmica da democracia, nem e preciso falar que isso se reflete de forma quase que totalitária no país. Seria preciso uma serie de mudanças qualitativas, para que tivéssemos uma política que acompanhasse os tempos modernos, porém somente o povo pode dizer quando prazo de validade dessa democracia vai
expirar, pois do jeito que esta, parece confortável tanto para o povo, que, tem que trabalhar cento e quarenta e cinco dias do ano só para pagar impostos, como exemplo, e mais ainda para os políticos que pintam e bordam com o dinheiro publico, e mais ainda colocando pessoas conhecidas em cargos públicos fazendo ai certa troca de favores, transformando a política em comércio.
Falam muito por ai em reforma política, mas essa reforma feita pelos próprios políticos, não daria um final feliz a essa historia. Pois não e preciso ser um cientista político para perceber que, essa tal reforma política que falam por ai esta estreitamente ligada a reforma do sistema eleitoral, e não em prol da mudança da forma como o poder e exercido. Creio que esse fato esteja ligado a ideia de que no Brasil só se fala em reforma política quando esta acontecendo algum fato de muita repercussão, como um escândalo político por exemplo.
Enfim são muitos os problemas socioeconômicos presentes no Brasil a serem resolvidos, o fato é que enquanto o povo só reclama eles agradecem.

Alex Vito Santos Neves Silva 3°ano de eletrônica
Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

  1. "Diria que estamos vivenciando uma espécie de crise da dinâmica da democracia, nem e preciso falar que isso se reflete de forma quase que totalitária no país." quanto ai isso concordo plenamente, mas ainda assim sou a favor da 'vitimização' da população, creio que a mídia (e a indústria cultural, é claro) faz o seu papel direitinho em manipular a forma de pensamento da população brasileira, tanto que fico muito feliz ao chegar em um ponto de onibus e ver alguns adultos e idosos comentando, positivamente, sobre as manifestações de junho, ou seja, o pensamento de mudança esta na população, porém ele é morto diariamente na novela das 21:00!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa vou ter que me esforçar bastante, cada texto melhor que o outro, que que isso hein Alex Vito! Parabéns, ótimo texto!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão apagados:
Se comentar como anônimo; usar palavras de baixo calão; ofender Admins, Autores ou usuários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.