Lista de Exercícios
A lista de exercícios abaixo
apresentada tem como objetivo promover a retomada de leituras e estudos dos
conteúdos expostos e debatidos em sala de aula, bem como contribuir com o
desenvolvimento da reflexão e do domínio de método de exposição de ideias.
Neste sentido, não deve ser apreendida como um “questionário”, mas temas para o
desenvolvimento por meio de dissertações.
O livro adotado e o vídeo
apresentado (Racismo – uma história) são fontes básicas para o desenvolvimento
da lista de exercícios, mas não as únicas. A pesquisa em outras fontes (livros,
documentários, etc.) podem ser conduzidas, em especial lançando mão da
internet, mas deve ser assegurada a abordagem pessoal sobre os temas.
A lista de exercícios será debatida
e corrigida em duas partes: I Parte (23.04.2012) e II Parte (30.04.2012). A
lista não deverá ser entregue ao professor, mas constará como atividade de
avaliação.
I Parte (23.04.2012)
Sobre a expansão colonial dos séculos XVI e XVII
O que foi a acumulação primitiva
de capital? Quais foram as suas formas de materialização? Qual a sua relação
com o expansionismo colonial dos Séculos XVI e XVII? Procure levantar fontes de
pesquisa pela internet, mas construa uma abordagem pessoal sobre a questão.
Por que podemos afirmar que o
expansionismo colonial dos Séculos XVI e XVII foi o início da mundialização (ou
globalização) do capital (ou dos primórdios do capitalismo)? Discorra.
Sobre o expansionismo português
Quais foram os fatores sociais e políticos
que contribuíram para o pioneirismo português no expansionismo colonial?
Comente.
Identifique as técnicas que
permitiram o expansionismo português e as origens das mesmas.
Realize uma exposição panorâmica
sobre a conquista e a colonização portuguesa na América, desde a exploração do
pau-brasil à conformação do sistema administrativo e da ocupação e colonização
do que viria a ser o Brasil.
Aborde criticamente o
desenvolvimento das relações entre os portugueses e os índios e entre os
portugueses e os africanos subsaarianos, no Brasil
II Parte (30.04.2012)
Sobre a conquista e a colonização espanhola na América
Como se organizavam do ponto de
vista social, político e econômico os Impérios Asteca e Inca anteriormente à
conquista espanhola? Procure levantar fontes de pesquisa pela internet e
conduza uma abordagem pessoal sobre a questão.
Caracterize a sociedade, a
economia e o poder que emergiu da conquista e colonização espanhola na América.
Sobre a África Subsaariana
Descreva como Estados e
sociedades africanas subsaarianas se organizavam anteriormente ao
estabelecimento de relações com o expansionismo colonialista europeu dos
Séculos XVI e XVII.
Caracterize as formas de
escravidão presentes na África subsaariana anteriormente e durante os primeiros
anos do expansionismo colonial europeu.
Descreva o impacto que o
expansionismo colonialista europeu dos Séculos XVI e XVII exerceu sobre Estados
e sociedades africanas subsaarianas.
Análise de um ponto de vista
histórico crítico as relações entre religião e escravidão no processo de
expansão e conquista colonial, bem como as raízes do que denominamos por
racismo.
OLOKO!!! Mais tarefa!
ResponderExcluirE depois dizem que vida de estudante não é dificil, problema é, quanto vale esse exercicio, porque dependendo do valor (como visto) nem adianta fazer!
ResponderExcluirdeve valer 0,00000000000000000000000000000000000000000000000001 ponto!
ResponderExcluirvisitem meu blog e vejam tudo sobre os times goianos http://futebolgoiano10.blogspot.com.br/
ResponderExcluirREINALDO POSTA A TAREFA DE FILOSOFIA AQUI NO SITE!!!
ResponderExcluirE qual seria esta tarefa?
ExcluirE a tarefa/prova q ele passo na ultima aula
ExcluirO motivo seria a aperda da folha da tarefa? Porque eu lembro que todo mundo ganhou a folha!
Excluir